Resenha do livro "O gerente-minuto" « Agile Way


12 de Junho de 2008

Resenha do livro "O gerente-minuto"

Que tal ler um livro rápido e com idéias bem interessantes para serem colocadas em prática no instante em que você parar de ler o livro? Este livro fez parte do pacotão de livros que eu comprei, meses atrás. Vi a capa e lembrei que já havia ouvido falar sobre isso e comprei. Mas confesso que foi meio que a “rodo”, sem pensar muito.

Fui para a praia neste primeiro feriadão (o de Natal) e decidi levar um livro pra ler. Escolhi este… poucas páginas, “uma leitura rápida” pensei. Doce engano meu!!

O livro “O gerente-minuto” é antigo, vi que sua primeira edição foi de 1981 (me corrijam se eu estiver errado) e também que já gerou, obviamente, uma série de outros livros a respeito.

Vamos ao principal: gostei MUITO do livro. Muito mesmo!! Bem objetivo, fácil e gostoso de ler. São 100 páginas, sendo que algumas páginas o texto não ocupa nem metade da página! Eu diria que quem gosta de ler, vai finalizar ele em uma tarde. Quem não gosta de ler, vai finalizar em duas tardes!

O livro conta de forma romanceada a estória de um gerente que decide buscar informações com um gerente de uma grande empresa, que é conhecido pela sua capacidade de obter resultados incríveis. Este gerente é o chamado “gerente-minuto”, que o personagem principal vai desvendando durante o livro.

O conceito da “gerência-minuto”, quando li na aba, me pareceu um tanto “auto-ajuda” demais: reservar um minuto do seu dia para avaliar seu trabalho, sua equipe, etc.

Mas quando entendi o conceito real disso, percebi o quanto atual e verdadeiro é o que o livro prega. São três conceitos:

Objetivos-minuto, elogios-minuto, repreensões-minuto. O sufixo minuto serve para indicar que tudo isso deve ser abordado no menor tempo possível, sem rodeios e com a maior antecedência possível.

Basicamente o livro prega a arte de delegar. Treinar seus subordinados para que eles se tornem independentes. O livro até traz um fluxograma bem interessante, no final, para entendermos o conceito. Vou tentar descrever:

+ Estabeleça sempre os “objetivos-minuto” com seus subordinados, de forma objetiva e clara. Ele recomenda que tudo deve caber em uma folha branca, no máximo 240 palavras.

+ Procure flagrar seus subordinados (especialmente os que estão começando) fazendo coisas certas ou “quase-certas” e aplique o “elogio-minuto”.

+ Caso flagrar seu subordinado fazendo algo errado ou que necessite intervenção, aplique a “repreensão-minuto” o quanto antes.

O livro descreve de uma forma bem clara e objetiva as técnicas para aplicar estes três conceitos… eu confesso que não quero escrever aqui pois recomendo que vocês leiam mesmo o livro. Vale a pena, principalmente por ser de fácil absorção, mesmo para os que odeiam ler.

Ah, pra finalizar: quem pretende trabalhar com SCRUM, leia este livro!!! Vocês verão conceitos bem interessantes para utilizarem no dia-a-dia!!

BOM PARA: aquele gerente que precisa de orientação para lidar com seus subordinados.

RUIM PARA: quem não gosta de gente, ou quem acha que o problema são as pessoas.

RECOMENDADO PARA: Gerentes e executivos, juniores ou seniors. Ou então para quem tem subordinados. Aliás, é recomendado para todos que trabalham em alguma empresa!

AVALIAÇÃO FINAL: 5/5.



3 Comentários para “Resenha do livro "O gerente-minuto"”

  1. Estou coordenando um projeto para a Policia Militar de Minas Gerais e estamos utilizando SCRUM, e como sua orientação irei comprar este livro o mais rápido possível. O que mais vejo é que meus subordinados não entendem bem o conceito ÁGIL, mesmo que eu já tenha explicado milhares de vezes.

    No mais gostei muito do seu blog, por fazer uma abordagem rápida e muito atual do mercado, com certeza entrou na lista de blogs sobre o assunto!

  2. Olha eu li e tenho a certeza que para quem ler mudara o jeito de lidar com as pessoas mesmo fora do trabalho.
    Recomendo: Gerente Minuto.

  3. O livro Gerente Minuto é valioso para qualquer gestor que lidere equipes de trabalho. Li o livro associando o tempo todo o conteúdo com o meu momento profissional atual. Atuo como gestor no ramo de eventos, comandando uma equipe de profissionais diversos num centro de convenções em Brasília. O livro expõe conceitos muito interessantes e facilmente aplicáveis ao dia-a-dia do meu trabalho. Só tenho a agradecer pela leitura e logo logo iré ler ele novamente. Abraços!

Comentar