Sociedade industrial x sociedade do conhecimento « Agile Way


27 de Novembro de 2009

Sociedade industrial x sociedade do conhecimento

Você conhece a diferença entre a sociedade industrial (que remete ao início do século XX) e a sociedade do conhecimento (a nossa realidade atual)?

Irei apresentar um resumo bem objetivo para você entender e, mais do que isso, refletir sobre algumas coisas.

Sociedade Industrial (origem: início do século XX)

- Previsibilidade. As tarefas eram manuais e bem previsíveis. Se uma pessoa produzia 30 parafusos em 1 hora, era certo que na próxima hora ela produziria mais 30 parafusos.

- Hierarquia bem definida. Chefes são chefes e eles mandam. Funcionários são funcionários e eles obedecem. E são supervisionados.

- Decisões centralizadas. As decisões obedecem a hierarquia. Uma tarefa ou um procedimento só será feito SE algum chefe der a ordem. Iniciativa não é bem vista, normalmente.

- Frases comuns: “Eu contrato as pessoas para trabalhar, não para pensar”; “Ninguém é insubstituível”; “Tá insatisfeito? Tem dezenas de pessoas interessadas no teu lugar”.

- Valores: obediência, pontualidade e lealdade.

Sociedade do Conhecimento (origem: início da era da informação)

Mudanças, rupturas. Paradigmas são quebrados. Modelos e templates são apenas referenciais e são questionados sempre, para garantir melhoria.

- Agilidade. O mercado passa a ser dinâmico. A informação se torna um ativo dos mais valiosos, se tornando um diferencial competitivo. E os portadores destes ativos (as pessoas) passam a ser valorizados.

- Autonomia. A hierarquia funciona apenas como um organizador de fluxo de informações e decisões. As pessoas são incentivadas a tomarem a frente para decidir, respeitando os valores da empresa.

- Empowerment. É o fim do chefe manda, funcionário faz. Agora o funcionário participa das tomadas de decisão, que normalmente são compartilhadas.

- Frases comuns: “O que você acha disso? Qual a sua opinião?”; “Eu alugo cérebros, não mão-de-obra”; “Como podemos auxiliar nossos colaboradores para alinhar os valores da empresa com os deles?”.

- Valores: criatividade, iniciativa e improviso.

Conclusão

Infelizmente muitas empresas, e principalmente de TI, ainda possuem um pensamento “Fordista” ou “Taylorista” de administração. Deve ser porque apertar parafusos é a mesma coisa do que codificar um serviço computacional, ou criar um design inovador de um produto.

Agora olhe em volta no seu ambiente de trabalho. Pense na relação dos seus chefes com os funcionários. Pense nos valores REAIS da empresa. Em qual destas sociedades a sua empresa se encontra?

Vale a reflexão.

CAIXA ECONOMICA FEDERAL (pode ser feito em lotéricas!)
agência 0429
operação 013
conta 3903-3
Flávio Steffens de CastroVal


2 Comentários para “Sociedade industrial x sociedade do conhecimento”

  1. Flavio,

    Estou escrevendo uma dissertação sobre gestão do conhecimento e tenho uma tabela bem interessante com essa separação. Se quiser, te passo.

    Abraços,

Comentar